Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Paraíba reduz abandono escolar e acompanha avanço do ensino médio público no país – PB AGORA

A Paraíba apresentou melhora nos principais indicadores de rendimento do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram redução nas taxas de abandono, reprovação e atraso escolar no estado.

Segundo o levantamento, a taxa de abandono escolar caiu de 10,6% para 3,9% no período. A reprovação também apresentou queda, passando de 6,7% para 2,8%. Já a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida de 30,5% para 26,1%.

Os números acompanham a tendência observada em todo o Brasil. Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. No mesmo intervalo, a distorção idade-série recuou 28% e a taxa de aprovação aumentou 11%.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os resultados refletem uma trajetória de melhoria observada desde 2023, impulsionada pela ampliação de programas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de avanços relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa Pé-de-Meia, lançado em 2024, também é apontado pelo MEC como um dos fatores que contribuem para a permanência dos estudantes na escola. Na Paraíba, 193.557 alunos são beneficiados pela iniciativa desde sua criação, sendo 51,2% do sexo feminino e 48,8% do sexo masculino.

“O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirmou o ministro da Educação, Leonardo Barchini, durante entrevista.

Outro indicador destacado pelo MEC é o aumento de 46% nas inscrições de concluintes de escolas públicas no Enem entre 2022 e 2025.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, também destacou a redução na taxa de estudantes que deixam de retornar ao ensino médio no ano seguinte.

“Se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio – ou seja, um número muito grande de jovens que poderia estar fora da escola seguiu estudando”, explicou.

Os dados são reforçados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2025, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que a taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2016.

Com isso, a proporção de jovens de 15 a 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% entre 2024 e 2025, uma redução de 16,3% em apenas um ano, superando o ritmo de queda registrado entre 2019 e 2022.

PB Agora

Acompanhe o PB Agora nas redes:

FONTE: PB AGORA